Você sabe o que é um sling?
Basicamente o sling, chamado também de carregador de bebê, é um pedaço de tecido onde se carrega um bebê. É caracterizado por todo carregador de bebê, não estruturado, que devido a suas amarrações faz a forma de um saco ou de uma rede, que permite carregar a criança colado ao corpo do adulto em várias posições.
É uma versão “moderna” dos carregadores de bebês utilizados há séculos por outras culturas como os indígenas, africanos, asiáticos, etc. Essas culturas antigas acreditavam que ao carregar o bebê o mais próximo possível do corpo, a mãe faria uma continuação da gestação fora da barriga, fortalecendo a relação entre mamãe e bebê, proporcionando à criança um desenvolvimento mais seguro e saudável. Acredita-se também que os bebês que são carregados através do sling choram muito menos, que nas culturas onde não há esse hábito. Nas décadas de 1970 e 1980, o sling foi incorporado à vida urbana e tornou-se um produto de venda.
É importante para fortalecer os laços afetivos
Os cheiros e o tato são os primeiros contatos do bebê com o mundo exterior. Colo, conversa, amamentação, embalo… é através destes sentidos que eles criam e fortalecem os laços afetivos com seus pais. Por meio do sling o bebê pode sentir por exemplo, o calor da mamãe ou do papai, o movimento da respiração e o barulho do coração.
Além disso, transportar seu filho, assim pertinho no seu colo, faz com que ele veja o mundo como os seus olhos, do mesmo ponto de vista do seu. Isso permitirá que ele participe do seu dia a dia, ajudando a construir aos poucos seu relacionamento social, além de estimular o desenvolvimento cognitivo.
Os papais também podem e devem participar
Até os papais podem usar o sling para carregar os bebês. É importante que seu filho se sinta seguro tanto com a mãe quanto com o pai. O carregador de bebê pode ser uma ótima ideia para estreitar esse laço de amor.
Benefícios para o bebê:
– Transição tranquila da barriga para o mundo exterior;
– Melhora do sono;
– Incentiva a percepção corporal do bebê;
– Diminui o choro e as cólicas;
– Proporciona uma sensação de segurança;
– Acesso facilitado ao leite materno;
– Sensação de conforto ao sentir o calor, a respiração e os batimentos cardíacos da mãe, pois remete a quando ele
ainda estava na barriga;
– Estimula o contato e percepção do mundo ao seu redor;
– É divertido ficar pertinho da mamãe e poder participar do seu dia!
Benefícios para a mamãe:
– Tranquilidade ao ter seu filho tão próximo;
– Mais comunicação e interação com o bebê;
– Facilidade para se locomover;
– Proporciona uma forma discreta para amamentar;
– Mãos livres para fazer outras coisas;
– Distribui corretamente o peso do bebê;
– É uma delícia sentir o bebê tão próximo e integrá-lo verdadeiramente na sua rotina.
Várias celebridades são adeptas do sling como a Blogueira e Youtuber Lu Ferreira, que demonstrou neste vídeo como acomoda sua filha Bia no Sling:
E você? Já experimentou o sling? As mamães afirmam: “Não há nada mais gostoso que ter seu bebê coladinho em você!”. Acompanhe nosso blog, que no próximo post vamos mostrar como você pode fazer o seu próprio sling.