As assaduras no bebê estão entre as maiores preocupações dos papais e das mamães, afinal, além de incomodarem, são uma das coisas que mais doem nos pequenos. Você sabe por que elas ocorrem?
As assaduras nada mais são do que uma reação inflamatória da pele desencadeada pelo contato com substâncias que irritam aquela região, como fezes ácidas, urina, dentro outros que podem causar uma infecção por fungos, como a, famosa, Cândida ou sapinho.
Conforme a pediatra Leda Amar De Aquino, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), relata que é muito simples evitar esse problema, basta fazer a troca frequente das fraldas e uma higiene local.
As fraldas descartáveis são muito utilizadas, por serem práticas. Porém, muitos papais ficam com dó a cada vez que é preciso jogar fora, afinal, elas não são nada baratas. Porém, nessas horas, não vale a pena economizar, é necessário, sim, trocá-las com frequência, garantindo que não haja assaduras. É recomendado que sejam trocadas as fraldas a cada 3 horas, não somente quando o bebê fazer suas necessidades fisiológicas, para assim, não deixar a região úmida. Utilizar um algodão molhado em água morna com sabonete infantil ajuda durante toda a limpeza!
Quando o assunto é esse também surgem muitas dúvidas a respeito do uso de talco e lenços umedecidos. O recomendado é que o talco seja totalmente tirado da sua lista, ou seja, não é nem um pouco aconselhável utilizar, pois a criança pode acabar inalando o pó, na qual possui componentes tóxicos, capazes de prejudicar o aparelho respiratório da criança.
O uso de lenços umedecidos é bom serem evitados para assaduras, eles só devem ser utilizados em caso de emergência ou situações especiais, como estar fora de casa.
Caso a assadura aparecer, tratá-las é muito simples. No mercado, atualmente, existem muitas ofertas de cremes à base de nistatina e óxido de zinco. Você não sabe o que é isso? Calma, vamos te explicar!
A nistatina age combatendo fungos, enquanto o óxido de zinco forma uma camada protetora entre a pele do bebê e as fezes e urina. Além, é claro, de suavizar o atrito entre pele e fralda! O recomendado é que aplique 3 vezes ao dia, podendo persistir os sintomas até 48hrs. Caso eles permaneçam ou nenhuma providência for tomada, pode surgir uma dermatite mais grave, causando, até, ulcerações e sangramentos.
Um alerta muito importante: Para pais e mães de meninas, é importante que na troca de fraldas, deve-se limpá-las de frente para trás, fazendo com que a sujeira do anus não seja levada para a vagina, evitando o risco de infecção urinária.
Viu só, com pequenos passos você pode garantir ao seu bebê tranquilidade e evitar irritações.