A gravidez é um dos momentos mais especiais e lindos da vida de uma mulher. A família muda e o corpo também, tudo acontecendo de forma mágica. Preparamos esse artigo pensando em você mamãe que está grávida, para conhecer e acompanhar todas as principais mudanças no corpo durante os meses da gravidez.
No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais. O humor pode ficar instável e a futura mamãe pode sentir-se mais sensível emocionalmente.
Neste período, por conta da produção hormonal, o sistema neurológico da mãe passa por alterações. Por isso muitas mulheres reclamam de sonolência, aumento das mamas, enjôos e náuseas. A alteração no tamanho do útero provoca uma compressão na bexiga, por isso vão ao banheiro com mais frequência.
Nesta fase pode acontecer da futura mamãe ter ganhado um pouco de peso (um ou dois quilos). O volume de sangue que circula no corpo aumenta para suprir as necessidades do útero e do feto. Os enjôos, em muitos casos, ainda se manifestam, e as gengivas podem ficar doloridas. As alterações de humor, assim como as dores de cabeça, tendem a aumentar. Algumas veias, como as da barriga, mamas e pernas, podem ficar mais visíveis em virtude do aumento do volume sanguíneo. Cabelos e unhas se transformam neste período.
A mãe sentirá mais apetite à medida que as náuseas e enjôos forem desaparecendo. Também parecerá mais disposta e com energia. Até o final deste mês (16-20 semanas), provavelmente sentirá, pela primeira vez, um leve movimento do bebê. A barriga já começa a aparecer.
Neste período o bebê já se mexe na barriga da mãe, e isso deve ser comunicado ao médico. O útero cresce e o coração tende a bater mais rápido. As noites de sono devem ser respeitadas, com 8 horas de descanso. A alimentação deve ser saudável e a mamãe deve ter tranquilidade emocional e não praticar atividades físicas cansativas. Cabelos e unhas podem passar por transformações neste período, assim como a pele e o aumento de pelos. Aqui a gestante também pode começar a sentir azias.
A pele de abdômen está “esticando” e a gestante passa a sentir coceiras na região. O volume da barriga pode fazer com que a mamãe sinta dores nas costas. O peso também pode provocar varizes nas pernas. Dores abdominais podem acontecer, já que o útero está se expandindo para acomodar o crescimento do bebê.
É um mês que requer muita paciência. Nessa fase, o cansaço da gestante aumenta. As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez são facilmente percebidas nesta etapa. O corpo quer preparar a mulher para o parto.
Já resta pouco tempo para a mãe dar à luz. Neste mês, o organismo começa a produzir o colostro (líquido que vem antes do leite materno) e há também um aumento das secreções vaginais. As contrações são mais fortes, e o útero aumenta. A dificuldade de respirar pode ser maior, pois o bebê está perto dos pulmões. A parte de cima do seu útero está debaixo das costelas. Mãe e bebê estão mais propensos a ganhar peso nesta fase. É importante redobrar os cuidados com a alimentação.
Aqui o bebê se encaixa na bacia da mãe, na posição para o momento do parto. Nesse período, a gestante começa a ir no banheiro com mais frequência, pois a barriga está maior e comprime a bexiga. Além do aumento de peso, a ansiedade contribui para o quadro de dificuldade para dormir. A falta de ar também é um sintoma comum desse período. Com a produção de leite, os seios ficam inchados. A dieta da mamãe deve estar repleta de cálcio, fibras e ferro. Os ossos da bacia começam a abrir, é comum ter dores na bacia, no púbis e na região baixa da coluna lombar.
Para montar o quartinho do seu bebê e deixar esse momento ainda mais especial, escolha a Móveis Quater! Confira nossas linhas: https://www.quater.com.br/colecoes/quartos
Eu amei o conteúdo, é minha primeira gestação então me ajudou muito a entender melhor.
Amei o conteúdo. Rsrsrs
ótimo conteúdo.