Seja por orientações equivocadas ou falta de estímulo, muitas mães desistem cedo da amamentação. Algumas acreditam não ser suficiente para o bom desenvolvimento do bebê, ou no mito do ‘leite fraco’, negligenciando a importância do leite materno para a criança em seu primeiro ano de vida.
Na verdade, a indicação é amamentar, pelo menos, até os dois anos, mesmo estando provado que os benefícios da prática continuam após essa idade. Até o 6º mês essa deve ser a dieta exclusiva dos bebês (salvo indicação contrária do pediatra).
Seguindo com o tema, vamos elencar no post de hoje 8 (entre muitos) benefícios do leite materno para seu bebê, para ficarem ainda mais claros os motivos pelos quais é preciso investir na amamentação pelo máximo de tempo possível.
DIGESTÃO
De fácil digestão, o leite materno evita cólicas, poupando o bebê da dor
ALIMENTO COMPLETO
O leite materno contém tudo o que o bebê precisa em sua dieta até os seis meses de vida, seguindo como um grande aliado após esse período, mesmo com a inserção de alimentos sólidos.
SISTEMA IMUNOLÓGICO
É ideal para o boa formação do sistema imunológico, combatendo a obesidade e alergias, por exemplo.
ARCADA DENTÁRIA
Também já está comprovado que o ato de sucção, durante a amamentação, auxilia no bom desenvolvimento da arcada dentária.
SAÚDE MATERNA
Estudos internacionais indicam que o aleitamento materno reduz o risco de doenças metabólicas (diabetes e cardíacas) na mãe após a gestação, bem como os riscos de desenvolver câncer de mama e ovário.
PRATICIDADE
Não precisa de preparo, aquecimento nem de kits para viagem. Ele já vem pronto, é de graça e totalmente natural.
PSTI
O leite materno contém PSTI, uma molécula que repara e protege o intestino ainda frágil dos recém-nascidos.
VÍNCULO
Fortalece o vínculo entre mãe e filho, além de melhorar a sociabilidade da criança.
Por estes e outro motivos a amamentação é tão importante e deve ser estimulada pelo maior tempo possível. Seu filho chegou aos 6 meses de vida. Leia nosso post ‘Veja como introduzir a papinha na dieta do bebê’. Continue acompanhando nosso blog e até a próxima!